Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

terça-feira, 9 de julho de 2013

O SIGNIFICADO DA SEMANA SANTA



A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.



A Semana Santa reserva até o domingo de Páscoa várias celebrações. Nesta terça-feira (03), por exemplo, os católicos participam da procissão do encontro, que é a representação do encontro de Maria com Jesus. Agora, você sabe o que significa cada dia da Semana Santa e quais as celebrações realizadas em todos os dias?

Quarta-feira Santa
É o 4º dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas, celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o ofício das trevas, lembrando que o mundo já estava em trevas quando da proximidade da morte de Jesus Cristo.

Quinta-feira da Ceia
É o 5º dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a última ceia. É também celebrada a missa de lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés de seus 12 discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por 30 moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A Igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia, cobre-se todas as imagens existentes no templo, pois a Igreja entra em luto pela véspera da morte.

Sexta-feira Santa
É quando a Igreja recorda a morte do salvador. É celebrada a solene ação litúrgica, paixão e adoração da cruz. A celebração da morte de Jesus consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.

Sábado Santo
Também era chamado de Sábado de Aleluia. É o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.

Domingo de Páscoa
É o dia da ressureição de Jesus e as comemorações mais importantes do Cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Fonte: http://visaoregional.com.br/2013/03/25/saiba-o-significado-de-cada-dia-da-semana-santa/


Nenhum comentário :

Postar um comentário