Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

terça-feira, 9 de julho de 2013

O SIGNIFICADO DA ORAÇÃO SALVE RAINHA



           A Salve-Rainha é uma saudação que os seus devotos fazem à Mãe da Misericórdia - Maria - que é a Mãe de Jesus, aquele que é a Misericórdia por excelência. É também um louvor, pois Nossa Senhora é tão grande e tão sublime que, quanto mais a louvamos, mais nos resta a louvar.

Se seu Filho é Rei do universo, também do universo Maria é Rainha. É a Rainha da misericórdia, a mulher inclinada a alcançar a piedade e o perdão para os pecadores.

Maria é vida e doçura nossa. É nossa vida. Ela nos obtém do Filho a graça da justificação, a graça da perseverança; suavisa a morte a seus servos, confortando-os; é auxílio no tribunal divino. É Maria Santíssima a esperança de todos os homens, porque é a fonte de todo nosso bem, é guia de nossa peregrinação, riqueza das nossas misérias, liberdade das nossas cadeias e a esperança da nossa salvação. É, às vezes, a última esperança dos pobres pecadores.

Nossa Rainha ajuda, pronta, alegre e eficazmente, em todos os apuros da vida, quando a ela bradamos, nós, os degredados filhos de Eva. O poder dessa Mãe-Rainha é tão grade que o inimigo de Deus e das almas tem medo. Não só do céu e dos santos Maria Santíssima é Rainha, mas também do inferno e dos demônios, porque os venceu valorosamente com suas virtudes. Já desde o princípio do mundo tinha Deus predito à serpente infernal a vitória e o império que sobre ela obteria nossa Rainha. "Eu porei inimizade entre ti e a mulher; ela te esmagará a cabeça." (Gn 3,16)

A intercessão da Santíssima Virgem é útil e santa, por isso a Ela suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Quando suplicamos à Virgem Mãe, não é que desconfiamos da misericórdia divina, mas é, justamente, porque desconfiamos da nossa própria indignidade de ir diretamente a Jesus.

Quem muito inaltece a mãe, não precisa ter receio de obscurecer a glória do filho, pois quanto mais se honra a Mãe, tanto mais se louva o Filho, diz São Bernardo.

A Virgem Rainha é toda poderosa junto de Deus, por isso a Ela nos dirigimos, dizendo: "Eia, pois, advogada nossa." É verdade que, sentado agora à direita de Deus Pai, no céu, reina Jesus e tem supremo domínio sobre todas as criaturas e também sobre Maria. Todavia, é também certo que nosso Redentor, quando vivia na terra, quis humilhar-se a ponto de ser submisso a Maria. "E lhes estava sujeito". (Lc 2,51)

Daí concluímos que são as súplicas de Maria eficacíssimas para obterem tudo quanto ela pede ainda que não possa das ordens a seu Filho no céu. Pois os seus rogos sempre são rogos de Mãe e o grande poder de Maria funda-se na sua dignidade de Mãe de Deus. Como advogada compassiva Maria defende as causas mais desesperadas. Ela é a medianeira entre Deus e os homens, pois reconcilia os pecadores com Deus.

Tem Maria olhos compassivos sobre nós para aliviar nossas misérias e, por isso, suplicamos a nós volvei esses vossos olhos misericordiosos. Essa bondosíssima Rainha desce sem cessar à terra para trazer graças aos homens, e sobe aos céus para obter favorável despacho às nossas preces.

E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Um verdadeiro devoto de Maria não se perde. É impossível que se condene quem se encomenda à Virgem, e por ela é olhado com amor. Isto São Boaventura confirma, dizendo: "Senhora, os que vos amam, gozam grande paz nesta vida, e na outra não verão a morte eterna. Ela socorre e livra seus devotos no purgatório.

A devoção a Maria é um penhor da bem-aventurança.

Ó, clemente, ó piedosa. A Virgem Rainha é toda clemência e piedade. Ela é tão cheia de graça e de misericórdia, que tem como prover a todos, sem nunca ficar desprevenida.

A doce Virgem Maria é suave na vida a na morte. O nome de Maria não foi encontrado na terra, nem inventado pelo entendimentos ou arbítrio, como se dá com os outros nomes. Veio de Deus e foi-lhe imposto por ordem divina, como afirmam muitos santos. A Santíssima Trindade a ela conferiu o nome de Maria, que é superior a todo nome, depois do nome de Jesus e Maria o enriqueceu de tanto poder e majestade, que ao proferi-lo devem dobrar os joelhos os que estão no céu, na terra e no inferno.

Por ter-nos uma Mãe tão plena das graças do céu, nunca nos afastemos dela e sempre peçamos sua intercessão, dizendo:

"Atraí-nos para vós, ó  Virgem Maria, para que eu corra ao odor de vossos perfumes".      
(cf. Glórias de Maria - S. Afonso de Ligório)

 
Fonte: http://romanofacco.blogspot.com.br/2011/12/explicando-salve-rainha.html


Nenhum comentário :

Postar um comentário