Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

terça-feira, 9 de julho de 2013

NOME DOS PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO


BARNABÉ

Barnabé (Chipre, século I d.C.Salamina, c. 61 d.C.) foi um dos primeiros cristãos mencionados no Novo Testamento. Seus pais, judeus helênicos lhe deram o nome de José (em grego bizantino Ιὠσης), mas quando ele vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro aos apóstolos em Jerusalém, eles lhe deram um novo nome, Barnabé, que parece originar-se do aramaico בר נביא, que significa "(o filho do) profeta". No entanto, o texto grego do Atos dos Apóstolos 4:36 explica o nome como υἱός παρακλήσεως (hyios paraklēseōs), que significa "filho da exortação/consolação".

Em Atos 14:14, ele está listado à frente de Paulo, "Barnabé e Paulo", e ambos são chamados ἀπόστολοι, translit. apostoloi, apóstolos". Se Barnabé foi um apóstolo ou não tornou-se uma questão política importante, que foi debatida na Idade Média. Ele está listado entre os Setenta Discípulos.

É considerado como santo e apóstolo, tanto pela Igreja Católica como pelas Igrejas Ortodoxas, sendo liturgicamente comemorado em 11 de Junho.


SIMEÃO

Bem, segundo a Bíblia, Simeão  era um homem que vivia em Israel. Morava em Jerusalém. Mas a Bíblia não revela qual era a atividade dele ou se tinha algum título nobiliárquico.
Todavia, a Bíblia registra que ele era um homem temente a Deus. Ser temente a Deus, conforme já publicamos aqui no blog Contos Bíblicos significa acreditar que Deus existe e seguir seus ensinamentos bíblicos.
Pois bem, a Bíblia diz que o Espírito Santo estava sobre Simeão e ainda lhe fez uma revelação de que ele não morreria antes de ver Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus. Ou seja, primeiro ele veria o filho de Deus para depois morrer.   
          Por ser um homem de muita fé, Simeão creu na promessa do Espírito Santo e aguardou com determinação o dia em que veria o menino, Salvador do Mundo.
Assim sendo, como se fosse carregado pelo Espírito Santo, foi certo dia ao templo, exatamente no dia em que os pais do menino também o levaram para as orações.
Esse acontecimento assim sucedeu porque já estava escrito havia muito tempo. Então, eles procederam segundo o que a lei ordenava.
Ao ver o menino, Simeão, que já devia ser bem velho, disse:
- Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra,
- Pois meus olhos já viram a tua salvação,
- A qual preparaste perante a face de todos os povos,
- Luz para iluminar os gentios, e para glória do teu povo Israel.
José e Maria, pais do menino, se admiraram das palavras que ouviram acerca do filho deles.
Porém, Simeão continuou:
- Esta criança é posta para queda e elevação de muitos em Israel, para ser alvo de contradição e para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
- E uma espada trespassará também a tua própria alma.
Lucas 2.25-35
Mais informação:
A Bíblia relata também a presença de Simeão (Lucas 3.30) na genealogia de Jesus, como um dos antecessores dEle. Mas não informa se é o mesmo que aparece na porta do templo, diante do menino Jesus. Numa análise imediata não poderia ser porque este viveu muitos anos antes do nascimento de Cristo.
Também em (Atos 13.1) aparece o texto “Na igreja de Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém,que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo”. Não há registro também de que o profeta Simeão que aparece aqui seja o mesmo que aparece após o nascimento de Jesus.
Por último, em (Apocalipse 7.6-7) encontramos o texto “…doze mil: da tribo de Manasses, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi…”.
É o que encontramos num estudo bíblico para responder à pergunta “Quem foi Simeão”, feita por um leitor do Shvoong.
Fique com a Paz de Jesus.

Fonte: http://contosbiblicos.com/2011/07/voce-sabe-quem-foi-simeao/

JOÃO BATISTA
João Batista (Judeia, 2 a.C.27 d.C.) foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel , prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.
A importância do seu nome João advém do seu significado que é "Deus é propício" e apelidaram-no "Baptista" pelo fato de pregar um batismo de penitência (Lucas 3,3). Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em 29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista
 
 
JESUS CRISTO
           Jesus (7–2 a.C – 30–33 d.C.), também chamado Jesus de Nazaré, é a figura central do Cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs consideram ser o Filho de Deus. O Cristianismo acredita que Jesus seja o Messias aguardado no Antigo Testamento e refere-se a si como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto Cristão.
           Praticamente todos os acadêmicos contemporâneos concordam que Jesus existiu na História,nota embora não haja consenso sobre a confiabilidade histórica dos evangelhos e de quão perto o Jesus bíblico está do Jesus histórico. A maior parte dos acadêmicos concorda que Jesus foi um pregador Judeu da Galiléia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos. Os acadêmicos construíram vários perfis do Jesus histórico, que geralmente o retratam em um ou mais dos seguintes papéis: o líder de um movimento apocalíptico, o Messias, um curandeiro carismático, um sábio e filósofo, ou um reformista igualitário. A investigação tem vindo a comparar os testemunhos do Novo Testamento com os registros históricos fora do contexto cristão de modo a determinar a cronologia da vida de Jesus.
Os cristãos acreditam que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, praticou milagres, fundou a Igreja, morreu crucificado como forma de expiação, ressuscitou dos mortos e ascendeu ao Paraíso, do qual regressará. A grande maioria dos cristãos venera Jesus enquanto a encarnação de Deus, o Filho, a segunda de três pessoas na Santíssima Trindade. Alguns grupos cristãos rejeitam a Trindade, no todo ou em parte.
           No contexto islâmico, Jesus (transliterado como Isa) é considerado um dos mais importantes profetas de Deus e o Messias. Para os Muçulmanos, Jesus foi aquele que trouxe as escrituras e é filho de uma virgem, mas não é divino nem foi vítima de crucificação. O Judaísmo rejeita a crença de que Jesus seja o Messias aguardado, argumentando que não corresponde às profecias messiânicas do Tanach.
ÁGABO
Ágabo, o Profeta (em grego: Ἄγαβος) foi um dos primeiros fiéis seguidores de Jesus, mencionado nos Atos dos Apóstolos como sendo um profeta. Ele é tradicionalmente listado também entre os Setenta Discípulos descritos no evangelho de Lucas (Lucas 10:1-24).
 História
De acordo com Atos 11:27-28, ele fazia parte de um grupo de profetas que veio até Antioquia a partir de Jerusalém. Lá, ele previu uma carestia severa que teria ocorrido, segundo o autor, durante o reinado do imperador romano Cláudio, o que nos permite situar os eventos por volta do ano 45 d.C. Atos 21:10-12 relata que muitos anos depois, em 58 d.C., ele se encontrou com Paulo em Cesareia e o teria avisado sobre a sua iminente prisão, prendendo sua mão ao seu pé com o cinto de Paulo para demonstrar o que os judeus fariam com ele se continuasse a sua viagem até Jerusalém. O apóstolo não se convenceu.
De acordo com a tradição cristã, ele morreu mártir em Antioquia.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gabo








3 comentários :

  1. É belíssima a história de Simeão.

    De como ele acreditou que aconteceria esse fato, do modo que realmente aconteceu.

    Essa é realmente uma história de fé.

    Em Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
    Atos 15:32 ARC

    ResponderExcluir