Santa Tecla não é citada na Bíblia, e a única fonte de informações sobre sua vida é o Atos de Paulo e Tecla livro escrito provavelmente no século II d.C. e tido como apócrifo.
De acordo com o livro, quando o apóstolo Paulo
chegou à Icônio se hospedou na casa de Onesíforo, do qual Tecla era vizinho.
Paulo faz um discurso sobre as virtudes da
virgindade que a jovem Tecla ouve da sua janela.
Ela então se converte e desiste de seu casamento
com Thamyris. Seu noivo, inconformado, passa a persegui-la e a Paulo.
Ela acaba milagrosamente salva por uma tempestade
de ser queimada na fogueira, e viaja com Paulo para Antioquia da Pisídia.
Nessa cidade um nobre chamado Alexandre deseja Tecla
e tenta raptá-la.
Ela luta com ele, agredindo-o, o que a leva a
julgamento por agredir um nobre.
Ela é condenada a ser comida por animais selvagens,
mas foi novamente salva por uma série de milagres quando as fêmeas a protegem
contra seus agressores machos.
Depois desses acontecimentos, Tecla ainda
encontra-se com Paulo mais duas vezes.
Começa a pregar o Evangelho e morre aos 90 anos, em
Seleucia, depois de converter muitos pagãos.
Seu corpo foi sepultado nessa cidade, onde foi
erguida uma grande igreja em sua homenagem.
Atualmente parte de suas relíquias está em uma
catedral em Milão.
Culto a Santa Tecla
Na
Igreja Oriental, a grande circulação dos "Atos de Paulo e Tecla"
evidencia a sua veneração.
Ela
foi chamada de "protomártir entre as mulheres" e mesmo "igual
aos apóstolos".
Ela
era amplamente citada como um modelo ascético para as mulheres.
Seu culto floresceu
particularmente em Selêucia (onde acredita-se que foi enterrada), Icônio
(atualmente Konya) e Nicomédia. Desde o século IV também é venerada na Europa
Ocidental.
Em sua
martirologia, Beda afirma que Tecla é celebrada em 23 de setembro, data de sua
festa ainda hoje na Igreja Católica.
Ela
também é comemorada no dia 24 de setembro pela Igreja Ortodoxa.
É
venerada como padroeira dos agonizantes.
Também
é a padroeira da cidade de Tarragona, na Espanha, onde há uma grande catedral
em sua homenagem.
Convento de Santa Tecla em Ma'loulaEm Ma'loula,
Síria, já um convento greco-ortodoxo de Santa Tecla, Deir Mar Takla, construído
perto da caverna onde se acredita estar o túmulo da santa, um lugar de
peregrinação com um poço sagrado.
A lenda local é que a montanha se abriu
milagrosamente para proteger Tecla de seus perseguidores.
Santa Tecla
(1º. Século)
Celebérrima na Igreja Católica, pelos gregos
chamada a protomártir do sexo feminino, Santa Tecla é uma das figuras mais
salientes dos tempos apostólicos.
Não se sabe ao certo se é natural de Isaúria ou de
Icônio.
Da cidade de Antioquia, na Pisidia, onde sofreram
brutal flagelação, Paulo e Báruchas se dirigiram a Icônio, centro industrial,
na Ásia Menor.
Foi lá que à religião de Cristo se converteu a
jovem pagã Tecla prometida em casamento a Tamiris.
Da vida e da conversão de Tecla por São Paulo,
falam largamente as tais chamadas "Atas de Paulo a Tecla" que tem por
autor um sacerdote da Ásia Menor.
Estas atas, até 195 lograram grande circulação na
Igreja Oriental, mas foram declaradas apócrifas por um tribunal eclesiástico, e
seu autor incorreu em grande censura.
Ainda assim o livro continuou gozando de certa
popularidade na Ásia Menor e na Igreja Oriental.
Não tanto assim no Ocidente, onde experimentou
esmagadora crítica por Tertuliano e São Jerônimo.
Nos escritos de São Paulo o nome de Tecla não
aparece, se bem que fala das perseguições, dos sofrimentos por que o fizeram
passar em Icônio. (2. Tim. 3, II e seg).
As
"Atas de Paulo a Tecla" relatam os seguintes fatos:
Avisado por Tito, da chegada de Paulo, o cristão
iconiense Onesíforo hospedou o Apóstolo em sua casa.
Em uma das suas conversas ou instruções Paulo
falando da castidade, enalteceu o valor e a eminência desta virtude.
A jovem Tecla, moradora da casa vizinha da de
Onesíforo, da janela aberta ouviu todo o discurso do Apóstolo.
Tanto se enlevou na doutrina sobre a virgindade,
que deixou cair o plano de casamento.
As famílias, tanto da jovem, como do noivo, tudo
fizeram para demover Tecla das suas ideias, por elas taxadas de exageradas, ou
diabolicamente inspiradas.
São Paulo foi posto sob vigilância e finalmente
encarcerado. Tecla, por sua vez, permaneceu firme nas suas convicções, procurou
Paulo por diversas vezes no cárcere, o que lhe importou a vingança de Tamiris,
que a denunciou ao Proconsul.
Este a condenou à morte pelo fogo, Mas das chamas
da fogueira saiu ilesa.
Na cidade de Icônio formaram-se dois partidos, pró
e contra Paulo e sua doutrina.
A luta terminou com uma feroz perseguição ao
Apóstolo, o qual levou cruéis pancadas.
São Lucas fala de grandes resultados da pregação
apostólica, e relata também o fato de em Icônio ter-se realizado um grande
comício antipaulino, em consequência do qual, São Paulo e Barnabé tiveram de
fugir apressadamente da cidade para não serem alcançados pelos calhaus de
apedrejamento.
Tecla e São Paulo se encontraram ainda em Antioquia
(Pisídia) e, pela última vez em Mira.
Em Antioquia Tecla foi novamente levada aos
tribunais, e esta vez condenada às feras.
Atirada aos leopardos e tigres, estes se deixaram
acariciar pela jovem, cujas mãos mansamente lamberam.
Em outro suplício ainda foi sujeita a fiel
discípula de São Paulo.
Trancada numa caverna cheia de serpentes venenosas,
estas nenhum mal lhe fizeram.
Fortíssima tempestade, que inesperadamente se
desencadeou, fez os seus perseguidores apavorados fugir.
Os últimos anos de sua vida passou-os em Seleucia,
onde conseguiu obter a conversão de muitos pagãos, e onde morreu com noventa
anos de idade.
Na Igreja Oriental Tecla goza de muita veneração comparável
à de Inês no Ocidente.
O corpo da Santa foi sepultado em Seleucia, onde os
imperadores cristãos mais tarde erigiram uma igreja dedicada à sua memória.
Os grandes milagres com que Deus se dignou de
distinguir a sepultura de sua serva, atraíram grandes peregrinações de fiéis de
todas as partes do Império.
A Igreja principal de Milão traz o nome de Santa
Tecla, e nela está guardada grande parte de suas preciosas relíquias. Santa
Tecla é padroeira dos agonizantes. Invocada também contra moléstias da vista.
Bem
diferente é o modo de pensar do mundo e dos seus amigos. O mundo não é
apreciador da virtude angélica.
Tanto
mais a quer Deus; tanto mais é o encanto dos Santos e Anjos do céu. Jesus
Cristo, o Rei dos puros, fez-se rodear de almas puras e castas.
Puros
e castos eram São José e Maria, Sua Mãe Santíssima; puro era São João, que teve
a dita de repousar a cabeça sobre o peito do Mestre no último dia.
Os
Santos todos eram cultivadores e amantes desta bela virtude, que habilita as
almas para verem a Deus.
Inúmeras
são as honrosas referências dos Santos Padres à virtude da pureza e os elogios
que lhe tecem. Não se deve concluir de tudo isso, que a castidade é uma virtude
respeitadíssima e agradável a Deus?
Quem a
perdeu, procure readquiri-la por atos contínuos de penitência exterior e
interior.
Quem a
possui, guarde-a como um tesouro de inestimável valor.
Senhor, que livraste a Bem-aventurada
Tecla,
virgem e mártir, de três
tormentos cruéis:
a fogueira, os leões e as
serpentes,
nós vos pedimos que, na vossa
bondade,
vos digneis libertar esta alma
e conceder-lhe a graça de gozar
convosco
dos bens celestiais.
Amém.
Ó Deus, que livrastes Santa Tecla,
virgem e mártir, de três tormentos
cruéis:
a fogueira, os leões e as serpentes,
eu vos peço que, em vossa
bondade,
vos digneis libertar-me do pecado
e conceder-me a graça de gozar convosco
dos bens celestiais.
Amém.
Santa Tecla, rogai por nós.
DAI,
SENHOR ONIPOTENTE, QUE, CELEBRANDO
O
NATALÍCIO DA BEM - AVENTURADA TECLA,
VIRGEM
E MÁRTIR, NOS ALEGREMOS
COM A
SUA SOLENIDADE ANUAL E APROVEITEMOS
COM
TÃO GRANDE EXEMPLO DE FÉ.
POR
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
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