Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

quarta-feira, 3 de julho de 2013

HISTÓRIA DE ESAÚ E JACÓ




O nascimento
Jacó era filho de Isaque, neto de Abrãao. Ele nasceu como fruto de um milagre, pois sua mãe era Estéril:
E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. Gn 25:21
Rebeca concebeu dois meninos gêmeos, eles brigavam entre si no ventre. Deus falou a Rebeca:
– Há duas nações dentro de ti, dois povos virão destes meninos e um será mais forte do que o outro.
O primeiro a nascer foi Esaú. Ele saiu ruivo coberto de pelos e por isso foi chamado de Esaú, que significa “coberto de pelos”. Jacó nasceu em seguida, segurando seu irmão pelo calcanhar, por isso foi chamado Jacó, que significa “o que segura pelo calcanhar”.
O direito de Primogenitura de Esaú
Os dois irmãos cresceram e Esaú se transformou em um homem muito habilidoso com a caça. Isaque amava mais a Esaú porque gostava da caça, mas Raquel amava a Jacó.
Certo dia, Jacó cozinhou uma carne. Esaú chegou cansado do campo e pediu a Jacó que lhe desse um pouco de carne. Jacó respondeu:
– Está bem, mas primeiro me venda o seu direito de primogenitura.
– Eu estou quase morrendo! Pra que vai me servir a primogenitura nessa hora?  – questionou Esaú
Então naquele dia os dois fizeram juramento, e Esaú vendeu sua primogenitura em troca da comida.

O casamento de Esaú
Isaque e sua família moraram por algum tempo na terra de Gerar e nesta terra Esaú, quando tinha 40 anos, tomou por mulher Judite e Basemate. E estas duas mulheres foram para Isaque e para Rebeca uma amargura de espírito.

A benção de Isaque
Isaque já estava velho e os seus olhos mal podiam ver. Ele chamou Esaú e lhe falou:
– Esaú, meu filho, prepara uma caça para mim, um ensopado de carne como eu gosto. Depois vem até aqui para que eu te abençoe antes que morra.
Quando Rebeca escutou Isaque falando com Esaú, procurou por Jacó e contou o que havia escutado. Então pediu que Jacó matasse dois cabritos do rebanho e trouxesse para que ela preparasse um ensopado para Isaque:
– Assim teu pai vai te abençoar também!
Jacó respondeu:
– Mas Esaú é homem peludo e eu sou homem liso, meu pai vai notar a diferença e ao invés de me abençoar, irá me amaldiçoar.
– Meu filho, confia em mim. Apenas faça o que eu te digo.
Rebeca preparou o ensopado e vestiu a Jacó com casacos de Esaú, de modo que este parecesse ter mais pelos. E Jacó foi encontrar-se com seu pai.
– Meu filho, quem és tu? – disse Isaque
– Sou Esaú, teu primogênito.
– Mas como você achou a caça tão rápido?
– O Senhor me abençoou para que eu achasse.
– Chega mais perto filho, para que eu te apalpe e veja se és mesmo Esaú.
Isaque continuou:
– A voz é de Jacó, mas as mãos são de Esaú.
Mas Isaque não reconheceu a fralde e o abençoou dizendo:
Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. Gênesis 27:27-29
Depois disso Jacó se retirou e, em seguida, seu irmão Esaú se aproximou com a caça.
Isaque perguntou:
– Quem és tu?
– Teu filho Esaú, o teu primogênito.
Então Isaque estremeceu por dentro e exclamou:
– Então quem era aquele que estava aqui?! Ele me deu a caça eu comi e o abençoei com a benção da primogenitura!
E Esaú gritou com grande força:
– Abençoa também a mim pai!
– Teu irmão nos enganou e tomou a tua benção.
Esaú chorou e clamou a seu pai:
– Não sobrou para mim nenhuma benção?
E Isaque respondeu:
Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. Gn 27:40
Esaú odiou Jacó pelo que este lhe fizera e prometeu para si mesmo: “quando meu pai morrer, matarei meu irmão”.
A intenção de Esaú chegou aos ouvidos de Rebeca que advertiu a Jacó:
– Foge para as terras do meu irmão Labão Jacó, porque se não, teu irmão te matará. Mora com Labão até que passe a fúria de Esaú.
O sonho de Jacó
Isaque chamou a Jacó e o aconselhou:
– Filho não tome esposa desta terra que estamos. Vá para a terra do irmão de sua mãe e tome como esposa uma de suas filhas. Depois de partir, Jacó teve um sonho. Veja esse episódio nesse artigo.

Jacó encontra Raquel
O encontro de Jacó com Raquel você pode conferir com detalhes nesse artigo.
A disputa entre Lia e Raquel
Raquel torna-se Mãe
Deus se lembrou de Raquel e a ouviu e permitiu que concebesse.
E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O Senhor me acrescente outro filho. Gênesis 30:23,24
Jacó quer voltar a sua terra


Jacó teme Esaú
Quando estava a caminho de sua terra, Jacó enviou a sua frente, mensageiros para encontrar com Esaú com o seguinte recado:
– Eu estive na terra de Labão todo esse tempo. E o Senhor me abençoou com servas e servos e rebanhos, por isso aceita meu presente.
Os servos voltaram dizendo que Esaú estava vindo, juntamente com os seus 400 homens, encontrar-se pessoalmente com Jacó.
Jacó ficou muito angustiado e teve medo. Separou os que com ele estavam em dois grupos, porque pensou “se Esaú vier guerrear, um dos grupos se salvará”.
Depois Jacó orou:
Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o Senhor, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem; Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo;  porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos. Gn 32:9
E Jacó separou uma quantidade muito grande de animais para oferecer para seu irmão com o fim de aplacar a ira. Ele mandou seus servos com os presentes à frente dele.
Ele despediu seus filhos e suas mulheres e os escondeu.

Jacó luta com Deus
 luta de Jacó com um anjo de Deus no Vau de Jaboque aqui.

O encontro de Esaú e Jacó
Jacó avistou Esaú de longe e inclinou-se sobre a terra sete vezes.
Então Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram.
Esaú perguntou:
– Quem são todas essas pessoas que estão contigo Jacó?
– São os filhos e filhas que Deus me deu.
– E os rebanhos que recebi de ti? Não preciso de presentes irmão! Deus me abençoou muito também.
Jacó insistiu para que Esaú aceitasse os presentes.
Esaú propôs que os dois caminhassem juntos com os seus bandos. Mas Jacó disse:
– Irmão, tenho meninos pequenos e vacas de leite, eles não podem andar muito rápido. Passa a minha frente, eu vou atrás de ti e nos encontramos em Seir.
E assim Esaú seguiu viagem.
Jacó foi para Salém e fez cabanas naquela terra. Edificou também um altar para Deus e o chamou de: Deus, o Deus de Israel.

O caso de Diná
Diná, filha de Lia saiu para conhecer as mulheres que se encontravam naquela terra. Mas o príncipe daquele lugar  sequestrou Diná e deitou-se com ela, violando-a.
Depois disso, sua alma se apegou a de Diná e falou com afeto com ela. Pediu para que seu pai a desse como esposa para ele.
Jacó ficou sabendo deste acontecimento e o pai de Síquem, Hamor, foi falar com ele dizendo:
A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher; E aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas, e tomai as nossas filhas para vós; E habitareis conosco; e a terra estará diante de vós; habitai e negociai nela, e tomai possessão nela. Gênesis 34:8-10
Os irmãos de Diná ouviram essa proposta e disseram:
– Tudo bem ela ser dada em casamento para ele, mas não podemos oferecê-la sem que o príncipe seja circuncidado. E não podemos nos juntar como povo sem que todos vocês se circuncidem.
Essas palavras foram boas ao rei daquele cidade que propôs que o seu povo se circuncidassem e em troca eles se misturariam com o povo de Jacó.
No terceiro dia em que todos já estavam circuncidados e sentiam a dor mais aguda, dois dos filhos de Jacó, Levi e Simeão, foram  a cidade e mataram todos os homens inclusive o príncipe e o rei. E tomaram Diná do palácio.
Levaram presas as mulheres e saquearam a cidade.
Jacó ao saber disso disse-lhes:
Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa. Gênesis 34:30
Eles responderam:
– Eles não deviam ter desonrado nossa irmã, tratando-a como uma prostituta.

A peregrinação de Jacó
Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Gênesis 35:1
Jacó se purificou e todos que estavam com ele fizeram o mesmo, expulsaram os deuses estranhos e trocaram as vestes. Então fizeram um altar para o Senhor em Betel, Deus apareceu para Jacó e falou:
– Jacó, eu vou fazer de ti uma grande nação e ti darei essa terra. Agora você não se chamará mais Jacó, mas Israel.

A morte de Raquel e Isaque
Passado algum tempo Raquel deu a luz mais uma vez e o seu parto foi muito penoso e veio a falecer. Raquel deu o nome de seu filho de Benoni, que quer dizer “filho da minha dor”.
Mas Jacó mudou o seu nome para Benjamim que significa filho da felicidade.
Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém. Gênesis 35:19
Jacó reencontrou o seu pai Isaque. E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram. Gênesis 35:28,29
Depois desses acontecimentos, a Bíblia relata a história de José. Depois que José se tornou governador do Egito, ele manda chamar Jacó para passar seus últimos dias com ele.
Antes de Jacó descer ao Egito, Deus apareceu para ele em sonho e disse:
Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos. Gênesis 46:3,4
Então Jacó foi para o Egito com toda a sua família e seus bens.

Jacó abençoa os filhos de José
Passado algum tempo, Jacó ficou doente e José sabendo disso, levou os seus dois filhos para que os abençoasse.
Jacó os abençoou e também chamou os seus 12 filhos e sobre cada um deles profetizou. (ver benção em Gênesis 49)
Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.
Gênesis 48:21:
Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.
Gênesis 49:33:
José o levou para ser sepultado em Canaã, na cova que Abraão havia comprado.

Fonte: http://pregacaocrista.com/historia-de-esau-e-jaco-biblia/

Nenhum comentário :

Postar um comentário