Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A VIDA DE JACÓ - O HOMEM QUE LUTOU AO LADO DE DEUS



Jacó


Jacó ou Jacob (em hebraico: יעקב, transl. Yaʿaqov, em árabe: يعقوب, transl. Yaʿqūb), também conhecido como Israel (em hebraico: יִשְׂרָאֵל, transl. Yisraʾel; em árabe: اسرائيل, transl. Isrāʾīl), foi o terceiro patriarca da bíblia. Entretanto, arquelogistas não encontraram nenhuma evidência significativa da existência de Jacó.


Etimologia


Jacó - no texto grego da Septuaginta, Ἰακώβ - é traduzido como "aquele que segura pelo calcanhar". Tomando como referência a mesma fonte, Israel - no grego, Ἰσραήλ - é traduzido como "aquele que lutou com Deus".

História


William Foxwell Albright, pioneiro da arqueologia, defendeu teoricamente, que Abraão, Isaque e Jacob (Jacó) não foram apenas personagens bíblicos, mas também históricos, e as incursões de José também foram eventos históricos. Insistiu que «como um todo, a imagem de Génesis é histórica e não há razões para se duvidar da precisão dos detalhes biográficos».

Jacó era filho de Isaac (ou Isaque) e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis.

Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasciriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó. Seus descendentes seriam os edomitas e os israelitas, respectivamente. O último, com suas esposas Lea e Raquel, e suas duas concubinas, Bila e Zilpa, teria doze filhos - os futuros líderes das famosas Doze (12) Tribos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, , Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Sua filha era Diná.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Jacó com idade de 76-78 anos sai da casa de seu pai e vai para Padã-Arã. (região da atual Siria) Lá casa-se com duas jovens, Léia e Raquel. Após trabalhar 14 anos pelas esposa e mais 6 anos pela familia, (Gênesis 31.41) Deus diz para retornar a sua Terra. (Gênesis 31.3) Ele parte com suas duas esposas, duas criadas, onze filhos, seus criados e respectivos rebanhos. Após fazer um pacto com Deus, que o ajudaria a voltar para a Terra Prometida são e salvo, já em viagem e rumando sul ao longo de uma rota que ficaria a leste do rio Jordão, a caravana chega ao Jaboque, um afluente do rio maior, e Jacó toma ciência de que o irmão estaria a caminho com um exército de 400 homens[5] . Ele resolve então mandar a família atravessar o rio para ali ficar em comunhão com Deus e passar a noite à margem norte do afluente. Diz o Gênesis: "Ficando ele só (...) lutava com ele um homem, até o romper do dia. Vendo a este que não podia com ele, tocou-lhe a articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: 'não te deixarei ir, se não me abençoares'. Perguntou-lhe, pois: 'Como te chamas?'. Ele respondeu: 'Jacó'. Então disse: 'Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel: pois como príncipe lutaste com Deus e os homens, e prevaleceste'. Tornou Jacó: 'Dize, rogo-te, como te chamas?'. Respondeu ele: 'Por que perguntas pelo meu nome?'. E o abençoou ali." (Gênesis 32:24:9)

         Jacó retorna a Terra de seus pais com 98 anos e ainda vê seu pai durante mais 22 anos que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José. (Gênesis 35.28. Jacó viveu 17 anos no Egipto (Gênesis 47.28) e morreu com 147 anos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jac%C3%B3

 


Nenhum comentário :

Postar um comentário