Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

quinta-feira, 4 de julho de 2013

AS VIRTUDES (A NOSSA BOA QUALIDADE)

        A virtude é a qualidade boa e o vicio e a qualidade ruim. O modo como eu uso um objeto, por exemplo, vem qualificar o hábito que realizarmos em vicio ou virtude. Cada virtude tem um valor, uma importância e pode ser necessária em situações e razões diferentes. Necessitamos das virtudes, mas devemos evitar todo tipo de vicio, que nos aprisiona, nos oprime independente do que somos chamados.
                O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus.
As virtudes podem ser consideradas:
Sobrenaturais ou Infusas:  Virtudes Teologais, concedidas por Deus de modo gratuito, são as que nos levam a conhecer e amar a Deus. É Ele mesmo que concede ao cristão estas virtudes no momento do batismo, junto com a graça santificante.

A Fé é uma virtude sobrenatural pela qual, apoiado na autoridade de Deus, cremos nas verdades que Deus revelou e a Igreja ensina; negando uma só destas verdades deixamos de ser católicos.   
A Esperança é uma virtude sobrenatural pela qual confiamos que Deus dar-nos-á a gloria, a vida eterna mediante sua graça e nossa correspondência a ela, que se baseia na misericórdia de Deus e nos merecimentos de Jesus Cristo.
      A Caridade é uma virtude sobrenatural pela qual amamos Deus sobre todas as coisas, por quem Ele é, e ao próximo por amor a Deus. Quando se comete um pecado mortal, perde-se a virtude da caridade, mas pode recuperá-la através do sacramento da confissão.

Naturais ou adquiridas: Podemos agrupar as virtudes humanas ou morais em torno de quatro principais, chamadas virtudes cardeais: (prudência, justiça, fortaleza e temperança). Elas são adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos. Através delas, praticamos o bem com presteza, naturalidade e alegria.

A Prudência é a virtude que dispõe a razão prática para discernir, dentre todas as circunstâncias, nosso verdadeiro bem, escolhendo os meios justos para realiza-los.

A Justiça é a virtude que nos inclina a dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido, tanto individual como socialmente.

A Fortaleza é a virtude que, em meio às dificuldades, assegura a firmeza e a consciência para praticar o bem.

A Temperança é a virtude que refreia o apetite dos prazeres sensíveis e impõe a moderação ao uso dos bens criados.

Nas virtudes humanas encontramos ainda as virtudes contrárias aos sete pecados capitais. Portanto se os pecados capitais afastam-nos de Deus, as virtudes são aquelas que nos aproximam Dele. São sete Sagradas Virtudes.

A Pureza: castidade que afasta a luxúria. Simplicidade não no sentido da abstinência de sexo, mas na temperança sexual, ou seja, praticar o amor, a pureza nas intenções, nos pensamentos.

A Generosidade: Dar sem interesses, desapego. Afasta a avareza.

A Temperança: Autocontrole/moderação, afastando a gula.

A Disciplina: É ordem, organização, aceitação de preceitos e normas (presteza, diligencia, seguir um objetivo na vida, trabalho), afastando a preguiça.

A Paciência: Serenidade, a ciência da paz, moderação da vontade. Afasta a Ira.

A Caridade: Autossatisfação, compaixão, amizade e simpatia. Afasta a inveja.

A Humildade: Modéstia, empatia, comportamento de total respeito ao próximo, afastando a vaidade.

Devemos pedir a ajuda a Deus para crescer nas virtudes teologais e, a cada dia, devemos também exercitar com o nosso esforço as virtudes humanas. Deus dar-nos-á meios para conseguir o fim que Ele nos chama.

 Fonte: Livro Consagra-te! Autores: Mara Lúcia Figueirêdo Vieira de Carvalho e César Augusto Saraiva de Carvalho.
Este assunto e outros assuntos estão no blog: http://jesuscristopuroamor.blogspot.com.

Nenhum comentário :

Postar um comentário