A Última Ceia é o nome dado à
última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus
dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação.
Ela é a base escritural para a
instituição da Eucaristia, também
conhecida como "Comunhão".
A Última Ceia foi relatada pelos quatro evangelhos canônicos em Mateus 26:17-30, Marcos 14:12-26, Lucas 22:7-39 e João 13:1 até João 17:26. Além disso, ela aparece também em I Coríntios 11:23-26 . O evento é comemorado na chamada Quinta-feira Santa.
Na Primeira Epístola aos Coríntios está a primeira menção conhecida à Última Ceia. Os quatro evangelhos canônicos afirmam que a Última Ceia ocorreu perto do final da Semana Santa, após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e que Jesus e seus discípulos dividiram uma refeição antes que ele fosse crucificado no final da semana. Durante a ceia, Jesus previu sua traição por um dos discípulos ali presente e antecipa que, antes do amanhecer do dia seguinte, o apóstolo Pedro iria negar conhecer Jesus
Os três evangelhos sinóticos e a Primeira Epístola aos Coríntios incluem um relato da instituição da Eucaristia, na qual Jesus reparte o pão entre os discípulos dizendo: "Este é o meu corpo". O Evangelho de João não inclui esta parte, mas afirma que Jesus lavou os pés dos discípulos, dando-lhes um novo mandamento: "Ame os outros como eu vos amei" e reproduz um detalhado discurso de adeus feito por Jesus, chamando os apóstolos que seguiam seus ensinamentos de "amigos e não servos".
Alguns acadêmicos vêem na Última Ceia a
fonte das primeiras tradições cristãs
sobre a Eucaristia. Outros entendem que o relato é que deriva de uma prática
eucarística já existente no século Ie descrito por Paulo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%9Altima_Ceia
Nenhum comentário :
Postar um comentário