Palavras de Jesus Cristo

Jesus Falou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14,6

quarta-feira, 3 de julho de 2013

SALMOS 7, 55, 59, 64, 83 (PROTEÇÃO CONTRA O INIMIGO)



Salmo 7 (Oração pedindo justiça)

1 Senhor, meu Deus, em ti me refugio;
salva-me e livra-me de todos
os que me perseguem,

2 para que, como leões,
não me dilacerem nem me despedacem,
sem que ninguém me livre.

3 Senhor, meu Deus, se assim procedi,
se nas minhas mãos há injustiça,

4 se fiz algum mal a um amigo
ou se poupei sem motivo o meu adversário,

5 persiga-me o meu inimigo até me alcançar,
no chão me pisoteie e aniquile a minha vida,
lançando a minha honra no pó.

6 Levanta-te, Senhor, na tua ira;
ergue-te contra o furor dos meus adversários.
Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça!

7 Reúnam-se os povos ao teu redor.
Das alturas reina sobre eles.

8 O Senhor é quem julga os povos.
Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça,
conforme a minha integridade.

9 Deus justo,
que sondas a mente e o coração dos homens,
dá fim à maldade dos ímpios
e ao justo dá segurança.

10 O meu escudo está nas mãos de Deus,
que salva o reto de coração.

11 Deus é um juiz justo,
um Deus que manifesta cada dia o seu furor.

12 Se o homem não se arrepende,
Deus afia a sua espada,
arma o seu arco e o aponta,

13 prepara as suas armas mortais
e faz de suas setas flechas flamejantes.

14 Quem gera a maldade concebe sofrimento
e dá à luz a desilusão.

15 Quem cava um buraco e o aprofunda
cairá nessa armadilha que fez.

16 Sua maldade se voltará contra ele;
sua violência cairá sobre a sua própria cabeça.

17 Darei graças ao Senhor por sua justiça;
ao nome do Senhor Altíssimo
cantarei louvores.


Salmo 55 (Oração de um homem perseguido)

1 Escuta a minha oração, ó Deus,
não ignores a minha súplica;

2 ouve-me e responde-me!
Os meus pensamentos me perturbam,
e estou atordoado

3 diante do barulho do inimigo,
diante da gritaria dos ímpios;
pois eles aumentam o meu sofrimento
e, irados, mostram seu rancor.

4 O meu coração está acelerado;
os pavores da morte me assaltam.

5 Temor e tremor me dominam;
o medo tomou conta de mim.

6 Então eu disse:
Quem dera eu tivesse asas como a pomba;
voaria até encontrar repouso!

7 Sim, eu fugiria para bem longe,
e no deserto eu teria o meu abrigo.

8 Eu me apressaria em achar refúgio
longe do vendaval e da tempestade.

9 Destrói os ímpios, Senhor,
confunde a língua deles,
pois vejo violência e brigas na cidade.

10 Dia e noite eles rondam por seus muros;
nela permeiam o crime e a maldade.

11 A destruição impera na cidade;
a opressão e a fraude jamais deixam suas ruas.

12 Se um inimigo me insultasse,
eu poderia suportar;
se um adversário se levantasse contra mim,
eu poderia defender-me;

3 mas logo você, meu colega,
meu companheiro, meu amigo chegado,

14 você, com quem eu partilhava
agradável comunhão
enquanto íamos com a multidão festiva
para a casa de Deus!

15 Que a morte
apanhe os meus inimigos de surpresa!
Desçam eles vivos para a sepultura,
pois entre eles o mal acha guarida.

16 Eu, porém, clamo a Deus,
e o Senhor me salvará.

17 À tarde, pela manhã e ao meio-dia
choro angustiado,
e ele ouve a minha voz.

18 Ele me guarda ileso na batalha,
sendo muitos os que estão contra mim.

19 Deus, que reina desde a eternidade,
me ouvirá e os castigará.
Pausa
Pois jamais mudam sua conduta
e não têm temor de Deus.

20 Aquele homem se voltou
contra os seus aliados,
violando o seu acordo.

21 Macia como manteiga é a sua fala,
mas a guerra está no seu coração;
suas palavras são mais suaves que o óleo,
mas são afiadas como punhais.

22 Entregue suas preocupações ao Senhor,
e ele o susterá;
jamais permitirá que o justo venha a cair.

23 Mas tu, ó Deus,
farás descer à cova da destruição
aqueles assassinos e traidores,
os quais não viverão a metade dos seus dias.
Quanto a mim, porém, confio em ti.


Salmo 59 (Proteção Divina contra inimigos)

Versículos de Salmo 59 do livro de Salmos da Bíblia.
1 Livra-me dos meus inimigos, ó Deus;
põe-me fora do alcance dos meus agressores.

2 Livra-me dos que praticam o mal
e salva-me dos assassinos.

3 Vê como ficam à minha espreita!
Homens cruéis conspiram contra mim,
sem que eu tenha cometido
qualquer delito ou pecado, ó Senhor.

4 Mesmo eu não tendo culpa de nada,
eles se preparam às pressas para atacar-me.
Levanta-te para ajudar-me;
olha para a situação em que me encontro!

5 Ó Senhor, Deus dos Exércitos,
ó Deus de Israel!
Desperta para castigar todas as nações;
não tenhas misericórdia
dos traidores perversos.

6 Eles voltam ao cair da tarde,
rosnando como cães
e rondando a cidade.

7 Vê que ameaças saem de sua boca;
seus lábios são como espadas
e dizem: "Quem nos ouvirá?"

8 Mas tu, Senhor, vais rir deles;
caçoarás de todas aquelas nações.

9 Ó tu, minha força, por ti vou aguardar;
tu, ó Deus, és o meu alto refúgio.

10 O meu Deus fiel
virá ao meu encontro
e permitirá que eu triunfe
sobre os meus inimigos.

11 Mas não os mates, ó Senhor, nosso escudo,
se não, o meu povo o esquecerá.
Em teu poder faze-os vaguear,
e abate-os.

12 Pelos pecados de sua boca,
pelas palavras de seus lábios,
sejam apanhados em seu orgulho.
Pelas maldições e mentiras que pronunciam,

13 consome-os em tua ira,
consome-os até que não mais existam.
Então se saberá até os confins da terra
que Deus governa Jacó.

14 Eles voltam ao cair da tarde,
rosnando como cães
e rondando a cidade.

15 À procura de comida perambulam
e, se não ficam satisfeitos, uivam.

16 Mas eu cantarei louvores à tua força;
de manhã louvarei a tua fidelidade,
pois tu és o meu alto refúgio,
abrigo seguro nos tempos difíceis.

17 Ó minha força, canto louvores a ti;
tu és, ó Deus, o meu alto refúgio,
o Deus que me ama.


Salmo 64 (Pedido de proteção contra o inimigo)

1 Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa;
protege a minha vida do inimigo ameaçador.

2 Defende-me da conspiração dos ímpios
e da ruidosa multidão de malfeitores.

3 Eles afiam a língua como espada
e apontam, como flechas, palavras envenenadas.

4 De onde estão emboscados
atiram no homem íntegro;
atiram de surpresa, sem nenhum temor.

5 Animam-se uns aos outros
com planos malignos,
combinam como ocultar as suas armadilhas,
e dizem: "Quem as verá?"

6 Tramam a injustiça e dizem:
"Fizemos um plano perfeito!"
A mente e o coração de cada um deles
o escondem!

7 Mas Deus atirará neles suas flechas;
repentinamente serão atingidos.

8 Pelas próprias palavras
farão cair uns aos outros;
menearão a cabeça e zombarão deles
todos os que os virem.

9 Todos os homens temerão
e proclamarão as obras de Deus,
refletindo no que ele fez.

10 Alegrem-se os justos no Senhor
e nele busquem refúgio;
congratulem-se todos os retos de coração!


Salmo 83 (Ó Deus, derrota os inimigos!)

1 Ó Deus, não te emudeças;
não fiques em silêncio nem te detenhas, ó Deus.

2 Vê como se agitam os teus inimigos,
como os teus adversários
te desafiam de cabeça erguida.

3 Com astúcia conspiram contra o teu povo;
tramam contra aqueles
que são o teu tesouro.

4 Eles dizem: "Venham,
vamos destruí-los como nação,
para que o nome de Israel
não seja mais lembrado!"

5 Com um só propósito tramam juntos;
é contra ti que fazem acordo

6 as tendas de Edom e os ismaelitas,
Moabe e os hagarenos,

7 Gebal, Amom e Amaleque,
a Filístia, com os habitantes de Tiro.

8 Até a Assíria aliou-se a eles,
e trouxe força aos descendentes de Ló.

9 Trata-os como trataste Midiã,
como trataste Sísera e Jabim no rio Quisom,

10 os quais morreram em En-Dor
e se tornaram esterco para a terra.

11 Faze com os seus nobres o que fizeste
com Orebe e Zeebe,
e com todos os seus príncipes
o que fizeste com Zeba e Zalmuna,

12 que disseram:
"Vamos apossar-nos das pastagens de Deus".

13 Faze-os como folhas secas
levadas no redemoinho, ó meu Deus,
como palha ao vento.

14 Assim como o fogo consome a floresta
e as chamas incendeiam os montes,

15 persegue-os com o teu vendaval
e aterroriza-os com a tua tempestade.

16 Cobre-lhes de vergonha o rosto
até que busquem o teu nome, Senhor.

17 Sejam eles humilhados e aterrorizados
para sempre;
pereçam em completa desgraça.

18 Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor,
somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.



Fonte: https://www.bibliaon.com/salmos_83/

Nenhum comentário :

Postar um comentário